Atividade 8: ESFERA INSCRITA NO CONE

Image

PASSO A PASSO

1. Construa um círculo na janela 2D utilizando a ferramenta “Círculo dados centro e um de seus pontos”; 2. Da mesma forma que no exercício anterior, utilize esse círculo como base para criar um cone reto. 3. Construa um plano meridiano do cone, interseccione este plano com o cone e exiba sua vista 2D. 4. Para inscrever uma esfera no cone é interessante usar a Vista 2D do plano meridiano. Construa no plano meridiano um círculo inscrito no triângulo. Dica: Para construir o centro do círculo utilize a ferramenta “Bissetriz de um ângulo”. 5. Tendo o centro do círculo, construa a esfera inscrita neste cone reto.
6. Movimento a sua construção deforma a “enxergar” dois círculos concêntricos e desenhe essa situação, identificando qual o ponto de vista utilizado.

7. Como fazer para que a distância entre estes dois círculos diminua? Movimente o raio e a altura e descreva o procedimento usado. 

Exercício:

a)    Dado um cone de revolução gerado por um triângulo retângulo de catetos 6 e 8cm, calcule o raio da esfera inscrita neste cone. (Sugestão: o arquivo construído pode auxiliar na solução)

Image

b)   Se os raios do cone e da esfera têm, respectivamente, 2 e 1cm, qual será a altura do cone?