Aplicativo 7 - Domínio e Imagem

Se , então o conjunto de todas as entradas possíveis(valores de )é chamada domínio de , e o conjunto de saídas (valores de ), os quais resultam quando x varia sobre o domínio é chamado de imagem de . Para esse aplicativo temos dois tipos de função a ser observada em um intervalo fechado, no Exemplo 1 teremos uma função afim que tem seu gráfico representado por uma reta e no Exemplo 2 teremos uma Equação de segundo grau, que tem sua representação gráfica como uma parábola. Ao movimentar os controles deslizantes, você poderá notar alguns efeitos no gráfico da função, e poderá confirmar seu domínio e imagem clicando nos botões com o mesmo nome. Responda algumas questões a seguir sobre essas observações enquanto movimenta os controles deslizantes e verifica a mudança desses gráficos.

Questão 1

No Exemplo 1 o gráfico representa uma função Afim, cuja lei é expressa por ; quando movimentamos o primeiro controle deslizante qual variável estamos modificando? Essa variável modifica a imagem ou o domínio dessa função?

Questão 2

Ainda sobre o Exemplo 1, quando movemos o segundo controle deslizante estamos modificando qual variável da função ? Essa variação afeta o domínio ou a Imagem da função?

Questão 3

Quando movimentamos o terceiro e quarto controle deslizante, no Exemplo 1, o que estamos modificando no gráfico dessa função? Isso tem interferência direta no domínio ou na Imagem dessa função?

Questão 4

No Exemplo 2, o gráfico representa uma função de segundo grau cuja lei de formação é representada por. Oque podemos afirmar quando movimentamos o primeiro controle deslizante, qual das variáveis estamos alterando? A Imagem e o domínio dessa função permanecem o mesmo ou se modificam também?

Questão 5

Quando movemos o segundo controle deslizante, no Exemplo 2, qual dos parâmetros da função estamos modificando? Isso interfere na Imagem e domínio dessa função?

Questão 6

Ao movimentarmos o terceiro controle deslizante, qual dos parâmetros da função estamos variando? Que modificações percebemos no gráfico da função?

Questão 7

Ainda no Exemplo 2, quando movimentamos o quarto e quinto controle deslizante, estamos modificando o intervalo onde a função está definida, o que podemos afirmar quanto ao domínio e imagem dessa função?