ATIVIDADE 1: AS COORDENADAS DO PLANO CARTESIANO - Tarefa 2

Tarefa 2: Transformações de polígonos - aprofundamento

ATENÇÃO! Professor, copie a atividade para o seu próprio perfil antes de enviar o link da cópia para os alunos. Bem-vindos, alunos! Essa é uma sequência de atividades para aprofundamento sobre polígonos e localização de pontos no plano cartesiano. Realize o que for solicitado, os resultados serão compartilhados ao final de nossa aula presencial. Auxilie-o, construindo-as no GeoGebra.

Questão 1

Escreva uma sequência de quatro pontos que possam representar vértices de um quadrado. Se precisar, faça o desenho em um papel à parte.

Questão 2

Os pontos R = (2,5), S = (-2,5), T = (3,5) e U = (1,5) podem representar vértices de um quadrado? Por quê? Justifique, utilizando argumentos matemáticos.

Questão 3

Quais são as características de um losango? Se necessitar, faça o desenho de um losango para ajudá-lo a responder essa questão.

Questão 4

Use o referencial cartesiano para localizar os pontos L = (-1, 4), M = (-1, -4) e N = (-3, 0). Determine a localização do ponto O, sabendo que é o quarto vértice de um losango. Faça o desenho.
Este material integra a “Atividade 1: As coordenadas do plano cartesiano”, publicado em NOVA ESCOLA no conteúdo Como trabalhar polígonos e plano cartesiano usando GeoGebra e sala de aula invertida, em 2 de novembro de 2020. Professor-autor: Antonio Alexandre Aparecido da Silva, professor de Ensino Fundamental 2 do Colégio Domus Sapientiae, em São Paulo. Consultor: Fernando Trevisani, professor, consultor educacional em metodologias ativas, co-organizador do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação (Penso, 2015).