ESTATÍSTICA
- Classificar variáveis;
- Utilizar gráficos e tabelas adequados para apresentar dados;
- Calcular medidas de localização e de dispersão;
- Utilizar e interpretar as medidas estatísticas;
1.
1. 1.
Qual a variável em estudo? Como a classificas (qualitativa, quantitativa discreta ou quantitativa contínua)?
1.2.
No dia 3 de Janeiro de 2018, a média das idades desses funcionários era de 31,5. Determine quantos desses funcionários tinham 31 anos quando a agência foi inaugurada?
1.3.
1.4.
Imagina que estás a descrever esta distribuição. Se não puderes apresentar a tabela nem qualquer gráfico, que medida de localização utilizarias? E referiras-te ao desvio padrão? Porquê?
2.
2.1.
No mês 6, frequentaram a cantina 1016 alunos. No mês 7, o número de alunos que frequentaram a cantina diminui, aproximadamente, x%, relativamente ao número de alunos qua frequentaram no mês anterior. Qual o valor de x, arredondado às unidades?
2.2.
Admita que a mediana dos dados recolhidos, relativos à taxa de utilização da cantina ao longo dos meses do ano de 2019, é 14,9%. Determine o valor de a.
2.3.
Fazendo alterar o ponto relativo ao mês apliqueta do geogebra, o que concluís relativamente à alteração da média e da mediana?
3.
Regista aqui os teus exemplos de distribuições com a) uma média igual a 10 b) uma mediana igual a 10 c) um desvio igual a 0 d) um diagrama de extremos e quartis simétrico e) um diagrama de extremos e quartis com maior área antes da mediana
- II. Estatística de duas variáveis
Objetivos:
- Estudar a correlação entre duas variáveis
- Elaborar diagramas de dispersão
- Determinar o coeficiente de correlação entre duas variáveis e analisar o seu valor
- Gráfico de correlação ou diagrama de dispersão é um gráfico em que a cada ponto correspondem duas coordenadas, que são os valores das duas variáveis em estudo. Este gráfico permite analisar de que forma se relacionam duas variáveis. Diz-se que existe correlação entre duas variáveis quando a variação de uma delas implica uma alteração na outra. A correlação diz-se linear se a nuvem de pontos se ajustar em torno de uma linha reta, que é a reta de regressão. A correlação linear pode ser:
- Linear positiva
- Nula
- Linear negativa Chama-se centro de gravidade da nuvem de pontos ao ponto cujas coordenadas são as médias das distribuições da análise .O estudo da correlação entre duas variáveis e, em particular, da respetiva reta de regressão permite fazer previsões sobre uma das variáveis quando se conhecem os valores da outra. O coeficiente de correlação linear, ou coeficiente de Pearson, mede o grau de associação linear entre duas variáveis. Representa-se por r e varia entre –1 e 1.
ESTAMOS A FICAR VELHOS (revista Educação e Matemática nº 53, 1999)
Um dos problemas a que o EUROSTAT tem vindo a dedicar bastante atenção nos últimos anos é o da evolução da população. Na tabela seguinte apresentam-se os valores relativos aos nascimentos e mortes, por cada 1000 habitantes, que ocorreram na Comunidade Europeia entre 1960 e 1990 (Fonte: Estatísticas Demográficas, EUROSTAT, 1992).1.
A partir dos dados fornecidos, estuda a evolução da variável nascimentos, representando graficamente os dados respectivos. Discute as razões da variação que se verificou neste caso.
2.
Faz agora um estudo semelhante para a variável mortes. Como se tem comportado esta variável? A que se poderá dever a sua variação ao longo dos anos?
3.
Constrói a tabela que representa o crescimento natural da população na CE ao longo dos anos, obtendo os valores, para cada ano, através da diferença entre os nascimentos e as mortes.
4.
Representa os dados numa nuvem de pontos. O que te sugere o gráfico? Consegues construir um modelo matemático que permita fazer previsões sobre a evolução populacional? Qual será, segundo o teu modelo, a previsão para 2050? Discute a sua validade.