Sólidos Geométricos: "Áreas e Volumes"
TAREFA 1 - PRISMAS
2. Determina o maior volume do prisma que podes obter manipulando os seletores anteriores. Quais são as suas dimensões? Para calculares o volume do sólido seleciona na barra de ferramentas a opção ilustrada no guião.
3. Volta a manipular os seletores de forma a obteres um prisma retangular. Seleciona a opção Planificação como se ilustra no guião. Observa as faces do prisma e explica como podes calcular a área total da sua superfície.
4. Manipula novamente os seletores comprimento, largura e altura por forma a obteres um cubo. O que podes afirmar acerca dessas medidas de comprimento?
5. Calcula o volume do cubo que obtiveste.
TAREFA 2 - PRISMAS E PIRÂMIDES
3. Calcula a razão entre o volume da pirâmide e o volume do prisma selecionando a opção razão e alterando o número de lados do polígono da base. O que concluis?
TAREFA 3 - CONES E CILINDRO
2. Coloca a altura, h, no valor 6. Seleciona a opção Cone azul. Obténs um tronco de cone que resulta de “truncar” o cone por um plano paralelo ao plano da base. Qual é o volume do tronco de cone que visualizas?
3. “Esconde” o cone azul e seleciona a opção Cilindro. Que relação existe entre o volume do cilindro e o volume do cone com a mesma base e altura?
TAREFA 4 - ESFERA E CILINDRO
2. Arquimedes descobriu que o volume da esfera era 2/3 do volume do cilindro. Qual será a razão entre o volume do cilindro e o volume da esfera? Clica na opção razão para confirmares a tua resposta.
3. Determina qual o volume do cilindro não ocupado pela esfera.