Função Afim

Função polinomial do primeiro grau,ou função afim, é uma função tal que , com , isto é, expressa por um polinômio de grau 1. Abaixo podemos observar exemplos de funções do primeiro grau:
Chamamos o número real de coeficiente angular ou taxa de variação. Ele determina a variação de unidades da imagem, a cada unidade no domínio. O valor de determina o crescimento da função:
  • se , a função é crescente;
  • se , a função é decrescente;
  • se , a função é constante.
Importante ressaltar que a função constante não é uma função de primeiro grau, mas também é uma reta - horizontal, paralela ao eixo-x. Sendo o ângulo indicado no gráfico acima, temos que . O coeficiente linear, ou termo independente, é o número real . Esta é a imagem para , e representa o "valor inicial" da função. Funções , onde , são chamadas funções lineares. Estas funções são os pontos que estão em proporção com uma razão . São as funções das principais mudanças de unidade de medida, como metros, que equivalem a centímetros.

Equação da Reta

A função afim é representada por uma reta no plano cartesiano, não paralela ao eixo-y. A partir disto, podemos utilizar a noção geométrica da reta para determinar uma função afim dados dois pontos. Para isso, iremos utilizar sistemas de equações lineares. Por exemplo, para determinar a função linear que passa pelos pontos e , iremos utilizar duas equações, uma para cada ponto. Sabemos que e que e , ou seja, e . Resolvendo o sistema formado por estas equações, determinamos e . Portanto, . O mesmo raciocínio se aplica em funções polinomiais de graus maiores. Para mais informações, pesquise sobre "interpolação polinomial".