Representações para Função Afim

IFRN / CM - EBM1V.2020.2 - Matemática 1

Nas aplicações abaixo, será possível perceber a relação entre as diferentes representações (tabular, algébrica e gráfica) para uma mesma função seguindo as manipulações indicadas.

1) Na tabela, modifique os valores da variável x (em azul) para perceber como varia a variável y (em preto) e os pontos no gráfico a direita.

2) Modifique os valores dos coeficientes (a e b) da função afim, e observe as mudanças nas outras representações (regra, tabela e gráfico).

Questões para Exploração e Investigação:

a) Movimente os pontos para que todos fiquem no 1º quadrante. Observe os sinais dos números na tabela. b) Ajuste os coeficientes da função para ser possível arrastar todos os pontos para o 4º quadrante. Observe os sinais dos números na tabela. c) Quando a = 0 (coef. angular nulo), o que se pode perceber entre os valores da tabela? d) Escolhendo um valor negativo para o coef. angular (a < 0), ajuste os pontos para perceber que os valores de y, na tabela, estão em ordem decrescente. e) Semelhante ao item anterior, escolhendo a > 0, ajuste os pontos para perceber que os valores de y, na tabela, estão em ordem crescente.