Transformações no Plano Cartesiano

Habilidade da BNCC

(EF07MA21) Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros.

Translação - Mova os pontos E e F para alterar o tamanho e a direção do vetor de translação. Explore a construção abaixo movendo os pontos A, B, C, e D.

Rotação - Mova o controle deslizante "a" para verificar o que acontece com a rotação. Explore a construção abaixo movendo os pontos A, B, C, e D.

Reflexão - Mova o polígono ABCD para verificar o que acontece com a reflexão. Explore a construção abaixo movendo os pontos A, B, C, e D.

Taj Mahal

Taj Mahal
Observe a simetria presente na imagem. Localizado na Índia, o Taj Mahal é um mausoléu construído pelo imperador Shah Jahan para sua esposa, Mahal, que morreu durante o parto. Jahan queria que o edifício representasse relacionamentos harmoniosos e pediu que o arquiteto responsável pelo projeto criasse algo com simetria bilateral.
Observe a simetria presente na imagem.

Na obra "As Religiosas" (1969), de Vicente do Rego, temos um exemplo da simetria na arte.
Observe a simetria presente na imagem. Na obra "As Religiosas" (1969), de Vicente do Rego, temos um exemplo da simetria na arte.

Palácio da Alvorada

Palácio da Alvorada
Observe a simetria presente na imagem. Palácio da Alvorada é um edifício localizado em Brasília, Brasil. O palácio é designado como a residência oficial do Presidente do Brasil. Situa-se às margens do lago Paranoá, tendo sido o primeiro edifício inaugurado na Capital Federal, em 30 de junho de 1958.

Tesselação hexagonal com animais: Estudo da Divisão Regular do Plano com Répteis (1939)

Tesselação hexagonal com animais: Estudo da Divisão Regular do Plano com Répteis (1939)
Observe a simetria presente na imagem. Maurits Cornelis Escher foi um artista gráfico holandês que fez xilogravuras , litografias e mezzotints de inspiração matemática. Escher reutilizou o desenho em sua litografia de 1943, Répteis.