Função quadrática (Aplicações)

1.

Na folha gráfica seguinte, está representada, em referencial o.n. , a reta , definida pela equação . Tal como a figura sugere, e são os pontos de coordenadas e , respetivamente, e é o ponto da reta r de abcissa . Considera que um ponto se desloca ao longo do segmento de reta, nunca coincidindo com o ponto, nem com o ponto . A cada posição do ponto corresponde um retângulo em que uma das diagonais é o segmento e em que um dos lados está contido no eixo . Seja a abcissa do ponto . Arrasta o ponto para observares diferentes retângulos e o valor das respetivas áreas.

Adaptado de Teste Intermédio: maio de 2011

1.1.

Mostra que a área do retângulo é dada, em função de , por

1.2.

Determina os valores depara os quais a área do retângulo é inferior a . Apresenta a tua resposta utilizando a notação de intervalos de números reais.

2.

Na figura seguinte, está representado o retângulo Este retângulo é o esboço de uma placa decorativa de cm de comprimento por cm de largura, constituída por uma parte em metal (representada a cinzento) e por uma parte em madeira (representada a branco). A parte em metal é formada por dois triângulos iguais e por quatro quadrados também iguais. Cada triângulo tem um vértice no centro do retângulo . Seja o lado de cada quadrado, medido em centímetros

Adaptado do teste Intermédio 10.º ano – maio.2009

Nota: Podes observar na folha gráfica o efeito que a alteração do valor de provoca na placa e no gráfico da área metálica da placa, "arrastando" o ponto no seletor.

2.1.

Mostra que a área, em cm2, da parte em metal da placa decorativa é dada, em função de , por



2.2.

Determina o valor de para o qual a área da parte em metal é mínima e calcula essa área.

2.3.

Determina o valor de para o qual a área da parte em metal é igual à área da parte em madeira.