Pentaminó

Tópico:
Geometria

O Pentaminó

O Pentaminó é um poliminó composto de cinco (do Grego πέντε / pente) quadrados congruentes, conectados ortogonalmente. O Pentaminó é um quebra cabeça que pode ser explorado de várias formas, seja bidimensional ou mesmo tridimensional. Existem 12 pentaminós diferentes, e eles são denominados de acordo com as letras com que se parecem. A simetria reflexiva e a simetria rotativa de um Pentaminó não contam como pentaminós diferentes.

Um pouco de história ...

O primeiro registro sobre o pentaminó apareceu no livro The Cantebury Puzzles, em 1907. Este livro foi escrito por Henry Ernest Dudeney, um inventor inglês de quebra-cabeças. A formalização matemática do pentaminó deve-se a Solomon Wolf Golomb, quando, em 1953, o apresentou pela primeira vez numa palestra que proferiu no Harvard Mathematics Club. Um ano depois, em 1954, a revista American Mathematical Monthly apresentou um artigo de Golomb com o título “Cheker Boards and Polyominioes”.

Explorando a BNCC

Esse quebra-cabeça pode ser utilizado para trabalhar os conceitos de área e perímetro para turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, em especial planejei essa atividade para ser desenvolvida com um 8º ano. Pesquisei na BNCC: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Escolhi a unidade temática Grandezas e medidas na qual tem com um dos seus objetos do conhecimento área de figuras planas.  E as Habilidades: (EF08MA18) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica. Grandezas e medidas Área de figuras planas Área do círculo e comprimento de sua circunferência. (p. 315). (EF08MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos. (p.315).

Possíveis explorações na sala de aula

Usaria como um recurso metodológico como uma proposta de trabalhar o conceito de área e perímetro.

Dividiria a atividade em três partes. 1ª parte: conhecendo o Pentaminó. Deixaria os alunos conhecer e jogar por alguns minutos. 2ª parte: explorando as fases do jogo. Essa parte da atividade tem por objetivos: desenvolver a percepção espacial e raciocínio lógico; identificar a relação entre o perímetro e a área das figuras obtidas. Pode ser realizado de forma individual ou em dupla utilizando uma abordagem exploratória e investigativa. a) Seleciona a Fase 1 e monte um retângulo 10x6 com as 12 peças disponíveis. Após a montagem calcule a área e o perímetro obtido e anote o resultado. b) Seleciona a Fase 2 e monte um retângulo 12x5 com as 12 peças disponíveis. Após a montagem calcule a área e o perímetro obtido e anote o resultado. c) Seleciona a Fase 3 e monte um retângulo 15x4 com as 12 peças disponíveis. Após a montagem calcule a área e o perímetro obtido e anote o resultado. d) Houve diferença entre a área calculada nesses retângulos? Justifique sua resposta. e) Houve diferença entre os perímetros calculados nesses retângulos? Justifique sua resposta. f) Seleciona a Fase 4 e monte um T, salientamos que nessa fase você irá utilizar apenas 9 peças. Após a montagem calcule a área e o perímetro obtido e anote o resultado. g) Seleciona a Fase 5 e monte o sinal de +, salientamos que nessa fase você irá utilizar apenas 9 peças. Após a montagem calcule a área e o perímetro obtido e anote o resultado. h) Comparando os resultados obtidos no cálculo da área das 5 fases, pergunta-se: houve diferença? Justifique sua resposta. i) Comparando os resultados obtidos no cálculo do perímetro das 5 fases, pergunta-se: houve diferença? Justifique sua resposta. 3ª parte: fechamento das atividades. Exploraria com o grande grupo sobre as respostas e conjecturas obtidas e retomaria o conteúdo a partir do conceito de área e perímetro e fecharíamos com as conclusões obtidas pelos alunos.