Questão 8.10

Em uma pirâmide quadrangular regular, a altura mede h e os lados da base medem a. Se é o plano que passa por dois vértices adjacentes da base e pelo ponto médio da altura, calcule, em função de a e h, a área da secção da pirâmide determinada por .
Para resolver esta questão usaremos duas ferramentas principais: Teorema de Menelaus e Relação de Stewart.
Veja a construção do problema:
Note que e . Assim temos uma semirreta com origem em e passando por , que intercepta a aresta no ponto . Analogamente, temos uma semirreta com origem em , que passa por e intercepta a aresta em . Assim, temos que , , e são segmentos do plano , de sorte que é um quadrilátero.
Considerando a aresta da pirâmide e aplicando o Teorema de Menelaus ao triângulo , com os pontos colineares temos: , de onde podemos concluir que . Analogamente, temos também . Logo, por LAL temos que são semelhantes de razão Desta semelhança , temos: * * e . Logo . Também por LAL, temos congruência entre e , de onde se conclui que Portanto, concluímos que o quadrilátero é um Trapézio isósceles e possui bases e (*).
Sendo a altura de , aplicando o Teorema de Pitágoras, temos (I). Pela Relação de Stewart no triângulo , temos: (II). Logo, de (I) e (II), temos . Substituindo (*), temos: (III)
Aplicando o Teorema de Pitágoras em , temos (IV) Substituindo (IV) em (III), temos
Desta forma, .