Paralela, Perpendicular, Mediatriz e Bissetriz

Construção de uma reta Paralela.

- Selecione a opção PONTO (Janela 2) e crie um ponto O sobre a reta r. - Selecione a opção COMPASSO (Janela 6). A seguir, clique sobre O e A (abertura do compasso) e, novamente, sobre O (ponta seca do compasso). - Selecione a opção INTERSEÇÃO DE DOIS OBJETOS (Janela 3) e marque as intersecções B e C da circunferência com a reta r. - Selecione a opção COMPASSO (Janela 6). A seguir, clique sobre B e A (abertura do compasso) e sobre C (ponta seca do compasso). - Selecione a opção INTERSEÇÃO DE DOIS OBJETOS (Janela 3) e marque a intersecção superior D das duas circunferências. -Selecione a opção RETA (Janela 3) e clique sobre A e D. Rotule essa reta de s. - Selecione a opção EXIBIR/ESCONDER OBJETO (Janela 7) e esconda as circunferências, os pontos B, C e D, deixando apenas as retas e o ponto A. -Selecione a opção RELAÇÃO (Janela 8) e clique sobre as duas retas. O que aparece? - Selecione a opção MOVER (Janela 1)  movimente o ponto A ou a reta r. O que você observa?

Reta Paralela

Reta Perpendicular (ponto não pertencente a reta)

- Selecione a opção COMPASSO (Janela 5). A seguir, clique sobre o segmento AB (abertura do compasso) e sobre E (ponta seca do compasso). -Selecione a opção INTERSEÇÃO DE DOIS OBJETOS (Janela 3) e marque as interseccões F e G da circunferência com a reta. - Selecione a opção COMPASSO (Janela 6). A seguir, clique sobre F e G (abertura do compasso) e, novamente, sobre F (ponta seca do compasso). Em seguida, clique sobre G e F (abertura do compasso) e, novamente, sobre G (ponta seca do compasso). - Selecione a opção INTERSEÇÃO DE DOIS OBJETOS (Janela 3) e marque uma intersecção H das duas últimas circunferências. -Selecione a opção RETA (Janela 4) e clique sobre E e H. Essa é a perpendicular procurada. Vamos verificar. - Selecione a opção INTERSEÇÃO DE DOIS OBJETOS (Janela 3) e marque a intersecção I de h com g. - Selecione a opção ÂNGULO (Janela 9). Clique sobre E, I e C para criar a marca do ângulo EIC (o vértice do ângulo será sempre o segundo ponto clicado). Quanto mede esse ângulo? - Selecione a opção EXIBIR/ESCONDER OBJETO (Janela 7) e esconda as circunferências, o segmento, os pontos H, F e G, deixando apenas as retas e o ponto E. -Selecione a opção RELAÇÃO (Janela 8) e clique sobre as duas retas. O que aparece? - Selecione a opção MOVER (Janela 1)  movimente o ponto E ou a reta g. O que você observa?

Reta Perpendicular (ponto fora da reta)

Reta Perpendicular (ponto pertencente a reta)

- Selecione a opção COMPASSO (Janela 5). A seguir, clique sobre o segmento AB (abertura do compasso) e sobre E (ponta seca do compasso). - Selecione a opção INTERSEÇÃO DE DOIS OBJETOS (Janela 3) e marque as intersecções F e G da circunferência com a reta g. - Selecione a opção COMPASSO (Janela 6). A seguir, clique sobre F e G (abertura do compasso) e, novamente, sobre F (ponta seca do compasso). Em seguida, clique sobre G e F (abertura do compasso) e, novamente, sobre G (ponta seca do compasso). - Selecione a opção INTERSEÇÃO DE DOIS OBJETOS (Janela 3) e marque uma intersecção H das duas últimas circunferências. -Selecione a opção RETA (Janela 4) e clique sobre E e H. Essa é a perpendicular procurada. - Selecione a opção ÂNGULO (Janela 9). Clique sobre H, E e C para criar a marca do ângulo HEC (o vértice do ângulo será sempre o segundo ponto clicado). Quanto mede esse ângulo? - Selecione a opção EXIBIR/ESCONDER OBJETO (Janela 7) e esconda as circunferências, os pontos H, F e G, deixando apenas as retas e o ponto E. -Selecione a opção RELAÇÃO (Janela 8) e clique sobre as duas retas. O que aparece? - Selecione a opção MOVER (Janela 1)  movimente o ponto E ou a reta g. O que você observa?

Reta Perpendicular (ponto pertencente a reta)

Mediatriz

- Selecione a opção COMPASSO (Janela 6). A seguir, clique sobre A e B (abertura do compasso) e, novamente, sobre A (ponta seca do compasso). Em seguida, clique sobre B e A (abertura do compasso) e, novamente, sobre B (ponta seca do compasso). - Selecione a opção INTERSEÇÃO DE DOIS OBJETOS (Janela 3) e marque as intersecções C e D das duas circunferências. -Selecione a opção RETA (Janela 4) e clique sobre C e D. Essa é a mediatriz procurada. - Selecione a opção INTERSEÇÃO DE DOIS OBJETOS (Janela 3) e marque a intersecção E de g com o segmento AB. - Selecione a opção EXIBIR/ESCONDER OBJETO (Janela 7) e esconda as circunferências, os pontos C e D, deixando apenas a reta, o segmento e o ponto E. - Selecione a opção MOVER (Janela 1)  movimente o ponto A ou B. O que você observa?

Construção da Mediatriz

Reflexão 1

Mostre que qualquer ponto da reta equidista de A e B.

Reflexão 2

Mostre que ângulo AEC mede 90º.

Bissetriz com vértice acessível

- Selecione a opção COMPASSO (Janela 5). A seguir, clique sobre o segmento AB (abertura do compasso) e sobre C (ponta seca do compasso). - Selecione a opção INTERSEÇÃO DE DOIS OBJETOS (Janela 3) e marque as intersecções F e G da circunferência com as semirretas que formam o ângulo. - Selecione a opção COMPASSO (Janela 6). A seguir, clique sobre o segmento AB (abertura do compasso) e sobre G (ponta seca do compasso). Em seguida, clique sobre o segmento AB (abertura do compasso) e sobre F (ponta seca do compasso). - Selecione a opção INTERSEÇÃO DE DOIS OBJETOS (Janela 3) e marque a intersecção H das duas últimas circunferências. -Selecione a opção SEMIRRETA (Janela 6) e clique sobre C e H. Essa é a bissetriz procurada. - Selecione a opção EXIBIR/ESCONDER OBJETO (Janela 7) e esconda as circunferências, os pontos F e G. - Selecione a opção ÂNGULO (Janela 7). Clique sobre D, C e H para criar a marca do ângulo DCH (o vértice do ângulo será sempre o segundo ponto clicado). Meça também o ângulo HCE. O que você observa? - Selecione a opção MOVER (Janela 1)  movimente o ponto E ou D. O que você observa?

Bissetriz (vértice inacessível)

Nesta construção iremos supor que queremos encontrar a bissetriz de um ângulo cujo vértice não estamos vendo. -Selecione a opção RETA (Janela 4) e crie uma reta f de forma que ela intercepte as semirretas i e j. - Selecione a opção INTERSEÇÃO DE DOIS OBJETOS (Janela 3) e marque as intersecções H e I da reta f as semirretas i e j, respectivamente. -Selecione a opção PONTO (Janela 2) e crie um ponto  J na semirreta i (à esquerda da reta f). Crie também um ponto  K na semirreta j (à esquerda da reta f). - Selecione a opção BISSETRIZ (Janela 5). Clique sobre J, H e I para criar a bissetriz do ângulo JHI. Clique também sobre K, I e H para criar a bissetriz do ângulo KIH. - Selecione a opção INTERSEÇÃO DE DOIS OBJETOS (Janela 3) e marque a intersecção L das duas bissetrizes. - Selecione a opção BISSETRIZ (Janela 5). Clique sobre D, H e E para criar a bissetriz do ângulo DHE. Clique também sobre E, I e D para criar a bissetriz do ângulo EID. - Selecione a opção INTERSEÇÃO DE DOIS OBJETOS (Janela 3) e marque a intersecção M das duas bissetrizes. -Selecione a opção RETA (Janela 4) e clique sobre L e M. Essa é a bissetriz procurada. Para verificar, marque a caixa ESCONDER/MOSTRAR VÉRTICE. - Selecione a opção MOVER (Janela 1)  movimente o ponto E ou D. O que você observa?

Bissettriz (vértice inacessível)