Representação de números racionais - Modelos de frações

Atividade 1 - Deslize o controle a (verde) para os valores 1 e 2? O que acontece no círculo e no retângulo?

Atividade 2 - Deslize novamente o controle a (verde) e obtenha a maior fração possível ? O que acontece no círculo e no retângulo?

Atividade 3 - Deslize o controle b (vermelho) para os valores 1 a 20? O que acontece no círculo e no retângulo? Descreva. Em seguida obtenha a menor fração possível. Qual seu valor?

Atividade 4 - Deslize os controle a (verde) e o controle b (vermelho) e obtenha a fração . Determine a outra fração irredutível equivalente a com valores de a e b entre 1 e 20.

Atividade 5 - Deslize os controle a (verde) e o controle b (vermelho) e obtenha todas as frações equivalente a com valores de a e b entre 1 e 20.

Atividade 6 - Pressione o botão azul Fração 2. Em seguida repita as questões 4 e 5, agora usando duas representações.

Cálculo do MMC

Atividade 7 - Pressione o botão azul Fração 2. Represente no círculo azul a fração usando frações azuis e usando frações verdes. Faça a soma e obtenha a fração resultante. Dica: use frações equivalentes a e que tenha o mesmo denominador.

Cálculo do MDC

Atividade 8 - Represente simultaneamente as frações e . Qual valor em comum entre estas frações, ou seja, qual o maior número usamos para simplificá-las?

Atividade 9 - Some as frações e . É possível representar esta soma? Se necessário use os dois círculos.

Atividade 10 - Represente simultaneamente as frações : e . Em seguida, faça a seguinte operação: - . É possível representar esta subtração? Se necessário use os dois círculos.

Atividade 11 - Represente duas frações +cuja soma valha , ou seja: .

É hora da revisão!