Dilataçao vertical e horisontal
O que acontece ao grafico da funçao y=a/bx quando se aumenta apenas o parametro a? O que muda se o parametro a for negativo? Como se altera a posiçao dos ramos da hiperbole quando o valor de b aumenta? Qual é a posição dos ramos da hipérbole se os sinais dos parâmetros a e b são mesmas? E se forem diferentes? Por quê?
Descreve se qual e a diferença entre ao grafico da funçao y=2/x e y=1/2x? Qual dos dois e mais "estreito" e qual e mais "largo"?
Dê um exemplo os valores de a e b de quando a função f(x)=1/x - é equivalente a função g(x)=a/bx. Quando isso acontece e porquê?
O que acontece ao grafico da funçao quando o parametro p aumenta ou diminui? Qual e o efeito de p ser negativo sobre a orientaçao da hiperbole? Como altera o grafico o parametro k? Qual e o seu efeito sobre a dilataçao horisontal? Para que serve parametro m e parametro n?
Obderva os graficos de f(x)=1/x e g(x)= 3/(x+1) -4 Que alterações ocorreram com a hipérbole? E possivel escolher p,k,m,n de modo que o grafico dado f(x)=p/k(x-m) +n coincida com g(x)=1/x?
Qual e a relaçao entre os sinais p e k e orientaçao dos ramos de hiperbole? Como se pode prever se o grafico estara mais ªestreitoª ou ªlargoª depende de valor p e k?
Que combinaçoes de m e n deslocam a hiperbole para o quadrenate superior direito ou inferior esquerdo? De uns exemplos