Forças de atração e repulsão entre cargas elétricas

FORÇAS DE INTERAÇÃO ENTRE CARGAS ELETRIZADAS CARGA ELÉTRICA PUNTIFORME: É um corpo eletrizado cujas dimensões são desprezíveis se comparadas às distâncias que o separam de outros corpos eletrizados. O conceito é semelhante à ideia de um ponto material, apresentada na cinemática. FORÇA ELÉTRICA É a interação de atração ou repulsão gerada entre duas cargas devido a existência de um campo elétrico ao redor delas. Consideremos duas cargas elétricas puntiformes q1e q2, separadas por uma distância d, conforme indica a figura:

Lei deCoulomb A intensidade da força de ação mútua entre duas cargas elétricas puntiformes é diretamente proporcional ao produto dos valores absolutos das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

PRINCÍPIO DA SUPERPOSIÇÃO

A força com a qual duas cargas interagem não é modificada pela presença de uma terceira. Em outras palavras, se uma carga está em presença de outras cargas elétricas, a força resultante sobre ela é a soma vetorial das forças exercidas por cada uma das cargas em separado.

Exemplo de força resultante entre 3 cargas iguais a+ Q, alinhadas