Como Responder uma Questão

Na escola temos aulas de redação para aprendermos a produzir um texto sobre um determinado tema. A resposta de uma questão matemática também não deixa de ser um tipo redação, com algumas características próprias que vêm do fato da Matemática estar baseada em raciocínio dedutivo. Assim, cada afirmação que fazemos deve ser justificada por algum fato conhecido como verdadeiro, seja porque ele foi demostrado em sala ou seja porque este fato foi justificado anteriormente na própria resposta. Além disso, é necessário constantemente explicar o que estamos fazendo, para que o leitor consiga montar o quebra-cabeças junto conosco. Vamos ver como isso funciona analisando como dois alunos responderam à seguinte questão de uma prova aplicada ano passado: Questão 3: Encontre o domínio da função Só para recordar, o módulo de um número real é definido como

por exemplo, e . Como a denominador de uma fração não pode ser zero e como não podemos extrair a raiz quadrada de um número negativo, a questão consiste em determinar os valores de para que

Mas vamos por um momento esquecer o conteúdo da questão e nos focar em sua redação. O primeiro aluno respondeu a questão assim:
Image
Vemos que o aluno não disse o que iria fazer e tentou justificar os passos usando apenas símbolos matemáticos, que aliás não foram empregados corretamente. Por que não usar frases em português? Já o segundo aluno respondeu assim:
Image
Aqui o aluno escreveu com bastante detalhe, dizendo o que iria fazer e justificando o raciocínio misturando frases em português com símbolos matemáticos. Além disso, demonstrou boa organização ao numerar as equações para se referir a elas. Como você responderia?