Google Classroom
GeoGebraGeoGebra Classroom

Matemática Egípcia

Utilize o material a seguir e tente descobrir como ele funciona, quais conceitos estão presentes? Como é possível descobrir o número que você está pensando?

Ainda não descobriu como o material funciona? Então tente realizar multiplicações com o próximo material, assim como os egípcios faziam, e tente descobrir como foi possível realizar os cálculos dessa forma, quais conceitos permitem a realização dessa operação? Existe alguma relação entre os conceitos dos dois materiais?



Agora que encontramos os conceitos presentes e as semelhanças dos materiais que tal conhecermos um pouco mais sobre a história da matemática? Há 6000 a.C. os egípcios deixaram de ser nômades e se fixaram nas margens do Rio Nilo, o local era propício para a agricultura e a inundação do rio era o momento mais importante sendo um marco para o início de cada ano, mas era preciso contar os dias entre uma inundação e outra para cuidar da terra. Além disso, conforme aumentavam os assentamentos maior era a necessidade de se encontrar uma maneira de administrá-los, calcular as áreas das terras, prever a produção de grãos, cobrar os impostos, eles precisavam contar e medir, a partir disso surgiram os primeiros sinais da matemática como conhecemos hoje. Com a precisão de realizar cálculos os egípcios usavam o corpo para medir, mas era preciso registrar os resultados, então surgiu o sistema decimal motivado pelos 10 dedos das mãos. Alguns desses registros, em papiro, foram encontrados ao longo da história, por exemplo, o Papiro de Rhind que é o documento mais importante sobre as descobertas matemáticas egípcias, nele foi apresentado como realizar a multiplicação de dois números, assim como foi realizado no último material. O vídeo a seguir apresenta as contribuições dos egípcios, babilônicos e gregos para a matemática: https://www.youtube.com/watch?v=jGa0FQm3j6M Utilizamos esse vídeo como referência para introduzir a história dos egípcios.