The Turtle is back!!!

Você já ouviu falar ou conhece o software Logo ou Super Logo? Durante vários anos, o Logo foi (ou ainda é) muito usado em várias iniciativas e gerou (ou ainda gera) várias referências educacionais. Sugiro que clique aqui para um rápido reconhecimento, caso não conheça. Suas possibilidades pedagógicas podem ser muito interessantes, mas uma de suas dificuldades técnicas, é a dificuldade de incluir suas construções em páginas HTML. No entanto, o GeoGebra permite algumas aproximações. Nesta proposta, apresento um exemplo de como podemos resgatar, explorar e aprender sobre tais possibilidades. Inspirado no desafio (clique aqui para acessar o desafio) de um companheiro, que apresentou várias figuras construídas com o Scratch (outro interessante software, possível de se associar à programação), compartilho algumas estratégias que permitiram gerar figuras similares.

Pensando em causar mais sensações, utilizamos outro recurso do GeoGebra, o comando: "TocarSom [ ]". Este recurso só funciona com navegador Chrome. Fonte do áudio utilizado: Carny's Dance de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) Origem: https://soundcloud.com/kevin-9-1/carnys-dance Artista: http://incompetech.com/
Recomendo que primeiro sejam definidos os valores de "n", "p" e "l" e depois clique na caixa para obter o desenho. Talvez seja interessante modificar o zoom e ou reposicionar a figura, dependendo dos valores escolhidos.

Recorte de imagem da aba "Ao clicar" da aba "Programação", relativo a caixa para desenhar, mostrando as estratégias utilizadas.

Recorte de imagem da aba "Ao clicar" da aba "Programação", relativo a caixa para desenhar, mostrando as estratégias utilizadas.

Algumas figuras construídas mantendo "p=3" e variando "n"!

Algumas figuras construídas mantendo "p=3" e variando "n"!