Tipos de Eletrização

Eletrização A eletrização é o fenômeno através do qual um corpo neutro torna-se eletrizado devido ao acréscimo ou decréscimo de elétrons do corpo.·      Nos condutores eletrizados as cargas elétricas se deslocam na superfície do corpo, pois nestes materiais as cargas elétricas apresentam grande mobilidade

·       Devido às forças de repulsão elas tendem a afastar-se ao máximo, uma das outras. Por isso, muitas vezes as cargas acabam escoando para o ambiente, sendo difícil retê-las no corpo condutor.

·       Nos corpos isolantes não ocorre este fato e, ´portanto é mais fácil mantê-los eletrizados. ·     Entretanto, como as cargas apresentam pouca mobilidade acabam se concentrando na região onde ocorre a eletrização.
· Eletrização por Atrito Um dos processos pelos quais podemos eletrizar um corpo é o atrito. ·       Quando se atritam dois corpos, inicialmente neutros, ocorre uma troca de elétrons livres entre eles, de modo que: ·  um dos corpos fica eletrizado positivamente (perde elétrons) ·      e o outro fica eletrizado negativamente (ganha elétrons). ·      NO FINAL TEM-SE QUE:·    eles adquirem cargas elétricas de mesmo módulo e de sinais opostos. ·     A eletrização por atrito só acontece se os corpos atritados forem de materiais diferentes. SÉRIE TRIBOELÉTRICA Usa-se a série abaixo neste tipo de eletrização para saber os sinais das cargas elétricas Exemplo: Se atritarmos um bastão de vidro num pedaço de lã, como ilustra a Figura, a experiência mostra que existe passagem de elétrons do vidro para a lã de modo que o vidro fica eletrizado positivamente e a lã fica eletrizada negativamente.
· Eletrização por ContatoQuando um corpo eletrizado é colocado em contato com outro, inicialmente neutro, um fluxo de elétrons (movimento temporário de elétrons livres) se estabelece de corpo para o outro, até que ambos atinjam o equilíbrio elétrico. Assim, se produz una redistribuição de cargas entre os corpos e os dois ficam eletrizados com cargas de mesmo sinal. ·     cargas se limita à região em torno do ponto de contato. No entanto quando o corpo é de material condutor, as cargas trocadas se distribuem por toda sua superfície.• Esse tipo de eletrização acontece com maior frequência entre materiais condutores, uma vez que neles os elétrons encontram-se livres e, portanto, dotados de grande mobilidade. Logo, não é necessária qualquer energia adicional para fazê-los saltarem de um corpo para outro.

Quando dois corpos condutores idênticos e eletricamente carregados tocam-se, os elétrons passam de um corpo para o outro até que as cargas elétricas de ambos fiquem iguais. A) Para dois orpos condutores idênticos colocados em contato

No final tem-se:    B) Para n corpos condutores idênticos colocados em contatoNo final tem-se:  Eletrização por Induçãohttps://osfundamentosdafisica.blogspot.com/2019/02/cursos-do-blog-eletricidade_13.html A eletrização por indução pode ocorrer sem contato entre os corpos.

1)       O  corpo A eletrizado (indutor) é aproximado de um condutor B (induzido), inicialmente neutro, induzindo  neste uma distribuição de cargas, devido às interações eletrostáticas.

Exemplo: Corpo A = INDUTOR = carregado positivamente (+) e o corpo B = INDUZIDO = inicialmente neutro  

2)  As cargas do induzido separam-se devido às interações eletrostáticas.

Cargas negativas são atraídas pelas cargas positivas do indutor e cargas positivas são repelidas.

3)     Ligando-se o induzido à Terra, as cargas positivas são neutralizadas por cargas negativas (elétrons) que fluem da Terra através da ligação. No induzido ficam apenas cargas negativas.

4)     O processo é finalizado desligando-se o induzido da Terra e afastando-se o indutor.   .EXEMPLO2: 1)   As esferas condutoras A e B estão se tocando, logo, elas formam um único condutor neutro. 2)   Aproxima-se um bastão carregado negativamente da esfera A. As cargas negativas e positivas nela tentarão se afastar ao máximo do bastão. Portanto, a esfera A fica carregada positivamente e B negativamente carregada. 3)    As esferas são separadas, sem que o bastão seja afastado de A.   4)   Afasta-se o bastão e com isso A fica positiva (+) e B negativa (-)  e o bastão continuou com sua carga original. Corpo eletrizado atraindo um corpo neutrohttps://osfundamentosdafisica.blogspot.com/2019/02/cursos-do-blog-eletricidade_13.html Por indução um corpo eletrizado pode atrair um corpo neutro. As cargas positivas de A atraem as negativas de B e repelem as positivas de B. A força de atração tem intensidade maior do que a de repulsão