Desenhando uma Elipse
Definição 1: Elipse é o lugar geométrico dos pontos para os quais a soma das distâncias a dois pontos distintos fixados é igual a uma constante, maior que a distância entre esses pontos fixos. A partir da definição 1 vamos desenhar uma Elipse. Para isso, será necessário fixar dois pontos distintos e tomar uma distância c maior que esses dois pontos. No desenho também será necessário a utilização de dois alfinetes ou pregos, um barbante e lápis. Passo a passo: 1°) Escolha dois pontos no papel e fixe os dois alfinetes de forma que a distância entre eles seja menor que que o comprimento do barbante; 2°) Fixe as pontas do barbante nos alfinetes; 3°) Com a ponta do lápis estenda o barbante sobre o papel, mantendo-o sempre estendido; 4°) Movimente o lápis de um lado para o outro e obterá uma curva fechada conforme a figura abaixo.



Levando em consideração os desenhos realizados, o que representa a constante citada na definição?
Na aplicação feita no GeoGebra, o barbante está "dividido" em duas partes, em que cada uma recebe uma nomenclatura diferente. O que e representam? Tem alguma relação com a definição?
Enquanto é feito o desenho da elipse no GeoGebra, os valores (tamanho) de e se modificam constantemente. Mas apesar disso, por que a soma desses dois valores não se modifica também?
É possível desenhar uma elipse se a distância entre os dois alfinetes (pontos) fixados for igual ao comprimento do barbante?
Há semelhanças entre o que foi feito nessa atividade com o que foi feito na anterior?
Fonte de pesquisa: LOPES, J. F. Utilização de ferramentas de desenho geométrico para o ensino de cônicas. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, México, v. 26, 2013, p. 1051-1058 Implementação adaptada: Drawing an Ellipse – GeoGebra