Limites Infinitos e Limites no Infinito – PRÉ AULA

Olá pessoal. Nosso estudo sobre “Limites” está quase no fim. Vamos nos preparar para nosso próximo encontro presencial??? Nessa preparação vamos estudar dois casos de limite, são eles: * Limite no Infinito; * Limite Infinito. Começaremos fazendo uma pequena leitura, que irá auxiliar na compreensão da diferença entre esses dois casos.
Para facilitar um pouco mais a compreensão do que foi apresentado no material anterior, vamos assistir apenas 9 minutos e 17 segundo da “vídeo-aula” abaixo.

Agora que você já fez a leitura do material e assistiu ao vídeo, movimente os pontos do gráfico em destaque (cor verde e vermelho), no simulador abaixo. Observe o que acontece com os valores da função, ou seja, os valores do “y”, quando afastamos o valor de x do zero, fazendo-o tender ao infinito, tanto pelo lado positivo, quanto pelo negativo?

SIMULADOR.

Você chegou nos resultados apontados no material que você leu? A função está tendendo a zero? Que Ótimo, é isso aí! Agora, vamos assistir mais um vídeo. Esse é mais curto que o anterior! Assista apenas os 8 minutos e 35 segundos, já é suficiente.
Terminou de assistir??? OK. Agora retorne ao simulador do GeoGebra acima e, movimente para ver o que acontece com os valores da função, ou seja, os valores do “y”, quando aproximamos o valor de x de zero, pela direita e pela esquerda. A função está tendendo ao infinito? Então, está correto! Realize a atividade a seguir e encaminhe por whats, até um dia antes da nossa aula do dia 13/09.
Determine, usando o geogebra ou observando as respostas nos estudos realizados:
Image

Questão 1.

Coloque aqui, a resposta do primeiro limite.

Questão 2.

Coloque aqui, a resposta do segundo limite.

Questão 3.

Coloque aqui, a resposta para o terceiro limite.

Questão 4.

Existe o limite da função apresentada acima? Justifique sua resposta.