Testando seus Limites

Tópico:
Limites
Organizadores: Márcia Maria Fusaro Pinto Felipe Pereira Heitmann

ROTEIRO DE OFICINA

  1. O que acontece se você clicar com o mouse na ferramenta AMPLIAR e em seguida clicar sobre algum ponto da tela? E se você utilizar a ferramenta REDUZIR?
  2. O que acontece se você clicar com o mouse na ferramenta DESLOCAR EIXOS e arrastar o mouse na tela?
  3. O que lhe parece estar acontecendo quando você brinca com a reta que está na tela, arrastando o PONTO A (Dica: clique no Ponto A e segure a seta para a direita do teclado)
  4. Você tem alguma ideia de como fazer uso dessas ferramentas para conjecturar a existência ou não de limites de sequências, e estimas um valor para eles?
  5. Discuta com seus colegas e experimente sua estratégia nos seguintes casos: (Dica: para alterar a seqüência, dê um duplo clique em sua expressão, na região superior-esquerda de sua tela e escreva a nova expressão lembrando de trocar n por x)
    1. n*sin(1/n)
    2. ((-1)^n)*cos(n)
    3. (1/n)*cos(n)
    4. n*sin(41/n)
    5. ((-1)^n)*(1/ln(n))*cos(n)
Superando seus Limites
  1. Escolha uma das seqüências estudadas e posicione o Ponto L no valor que você estimou na atividade anterior para o limite dessa seqüência.
  2. O que acontece na tela quando você estipula um valor (maior que 0) para ? O que significa a região vermelha desenhada na tela?
  3. Brinque de arrastar o Ponto N no eixo x e alterar o valor de . O que acontece com os termos da seqüência em relação à região vermelha desenhada na tela quando você faz isso?
  4. Considere a seqüência: (((-1)^n)1 / 10)*cos(n)
  5. É sempre possível determinarmos n capaz de colocar os termos da seqüência a partir de aN dentro da região vermelha, qualquer que seja ela?