Reta definida por dois pontos

Tópico:
Geometria, Retas

Uma reta (e consequentemente sua equação), esteja ela sendo considerada no plano ou no espaço, pode ser determinada por dois pontos. Observe que um único ponto não é suficiente para determinar uma reta, mas dois pontos sim. Mesmo sem desenhar a reta que passa pelos pontos A e B você pode imaginá-la. Agora crie a reta AB selecionando a ferramenta Reta Toolbar Image e clicando nos pontos A e B. Na janela de álgebra, acima das coordenadas dos pontos A e B, à esquerda, será exibida a equação da reta AB.

QUESTÃO 1

Compare a equação da reta AB com a equação da reta obtida por seus colegas. Elas são iguais?

QUESTÃO 2

Ainda na CONSTRUÇÃO 1, Utilizando novamente a ferramenta Reta Toolbar Image, clique sobre o ponto A e depois sobre um ponto qualquer da janela de visualização diferente dos pontos A e B. Isso produzirá uma nova reta passando pelo ponto A. A equação dessa nova reta é igual a equação das retas obtidas por seus colegas?

Na CONSTRUÇÃO 1, é possível movimentar o novo ponto obtido por você (que deve ter recebido o rótulo de C) utilizando a ferramenta Mover Toolbar Image. Você perceberá que a equação da reta que passa por ele é alterada, uma vez que pontos diferentes podem determinar retas diferentes.

QUESTÃO 3

É possível um colega escolher um ponto C diferente do seu e obter a mesma reta AC, ou seja, uma reta com a mesma equação?

QUESTÃO 4

Levando o ponto C para a posição (-1, 3) fazemos com que a reta AC coincida com a reta AB, mas você notará que as equações dessas retas na anela de álgebra não coincide. O que explica isso?