Parâmetros que alteram o comportamento da Função seno

Nesta planilha apresenta alguns parâmetros que alteram o comportamento do gráfico da função seno. Dada a função f(x) = a + b.sen(c.x+d) e sendo a, b, c e d constantes reais, alterando seu valores pode se observar que influência ela tem sobre o gráfico.

 As constantes a e b alteram a imagem da função ( os valores de y) e as constantes c e d alteram as características relacionada aos valores de x da seguinte forma:

  • ao movimentar o controle deslizante a (constante a) nota-se que a função translada o gráfico padrão em a unidades verticais. Se a>0 , então o gráfico "sobe" a unidades, e, se a<0, então o gráfico "desce" a unidades.
  • ao movimentar o controle deslizante b (constante b) nota-se que a função comprime ou dilata o gráfico verticalmente. Se b>1, então o gráfico dilata, e, se 00. O valor de b é, muitas vezes, chamado de amplitude do gráfico.
  • ao movimentar o controle deslizante c (constante c) nota-se que a função altera o seu período (padrão da função), ou seja, comprime ou dilata o gráfico padrão na horizontal.
  • ao movimentar o controle deslizante d (constante d) nota-se que a função translada o gráfico padrão em unidades horizontais. Se d>0 o gráfico translada para a esquerda, e, se d<0 translada unidades para a direita.
Assim podemos movimentar dois ou mais controle deslizantes e verificar o que ocorre com a função.