Situação 1 (Desenvolvimento)
b) Para refletir: esse experimento contradiz o fato de a probabilidade teórica de retirada da capa preta ser de 25%? Para investigar isso, faremos algumas simulações das frequências relativas da retirada da capa preta para uma quantidade maior de dias utilizando alguns códigos no GeoGebra. Faça o download do aplicativo no seu celular. Para android: Pesquise na Play Store por "Suíte GeoGebra" e clique em Instalar no aplicativo Suíte GeoGebra Calculadora. Espere o download finalizar. Em seguida, clique em Abrir. Se solicitado, escolha a opção Calculadora Gráfica. Para iOS: Pesquise no App Store por "Suíte GeoGebra" e clique em Obter no aplicativo Suíte GeoGebra Calculadora. Siga os protocolos de segurança solicitados e espere o download finalizar. Em seguida, clique em Abrir. Se solicitado, escolha a opção Calculadora Gráfica.
![[center][b]Fluxograma 1[/b][/center]](https://www.geogebra.org/resource/rvfvduj6/QMo66AH3MrGVVPgZ/material-rvfvduj6.png)
Fluxograma 1
Sugerimos que você utilize a versão do GeoGebra para celular ao realizar as simulações. Mas, se não for possível, você tem a opção de utilizar o GeoGebra Online, disponibilizado abaixo, de utilizar o GeoGebra Online diretamente no site GeoGebra.org ou utilizar a software instalado no seu computador.
GeoGebra Online
Escreva a frequência relativa (%) que você obteve nas simulações, para cada um dos valores abaixo:
d=10
d=15
d=50
d=100
d=1000
d=2000
d=3000
d=5000
À medida que o número de dias aumenta, a frequência relativa da capa preta começa a se estabilizar em torno de um determinado valor p.
Qual a relação entre esse valor p e a probabilidade teórica para a retirada da capa preta?
Se necessário, você pode fazer mais simulações com outros valores.