Função Quadrática

Definição

Toda funçãoestabelecida pela lei de formação f(x) = ax² + bx + c, com a, b e c números reais e a ≠ 0, é denominada função do 2º grau.

Propriedades Gráficas

O gráfico da FunçãoPolinomial do 2º Grau y = ax2 + bx + c é uma parábola cujo eixo de simetria é uma reta vertical, paralela ao eixo y ou até mesmo o próprio eixo y, passando pelo vértice da parábola.
Image

Raiz da Função

Determinar a raiz de uma função é calcular os valores de x quesatisfazem a equação do 2º grau ax² + bx + c = 0, que podem ser encontradas através do Teorema de Bháskara: 
Image
Número de raízes reais da função do 2º grau Dada a função f(x) =ax² + bx + c, existirão três casos a serem considerados para a obtenção do número de raízes. Isso dependerá do valor do discriminante Δ.  1º caso → Δ > 0: A funçãopossui duas raízes reais e distintas, isto é, diferentes.  2º caso → Δ = 0: A função possui raízes reais eiguais. Nesse caso, dizemos que a função possui uma única raiz.  3º caso → Δ < 0: A função não possui raízesreais.  Soma e produto das raízes  Seja a equação, ax² +bx + c = 0, temos que:  Se Δ ≥ 0, a soma das raízes dessa equação é dada por 
Image
e o produto das raízes por
Image
De fato, x’ e x’’ são as raízes da equação, por isso temos: 
Image
Soma das raízes  
Image
Produto das raízes 
Image
Efetuando a multiplicação, temos: 
Image
Substituindo Δ por b² – 4ac, temos
Image
Após a simplificação, temos: 
Image

Aplicações da Função Quadrática em nosso dia a dia

Há várias situações na vida real em que a configuração de arco da parábola está presente:
Pontes Penseis Parábolas são utilizadas na engenharia na construção de pontes estáveis e econômicas, sendo que todas elas são de formato parabólico.
Faróis dos carros   Os faróis dos carros possuem,respetivamente uma lâmpada que é colocada no foco da superfície parabólica. Neste caso podemos ter acesso às propriedades óticas da parábola.
Antenas Parabólicas São objetos bastante utilizados nas comunicações atuais, através de transmissão ia satélite, telefonia móvel e GPS-sistema de radionavegação baseado em satélites.