Google ClassroomGoogle Classroom
GeoGebraGeoGebra Classroom

Tópicos de Geometria

Relembrando

Apresentando aqui um resumo de alguns conceitos estudados em geometria plana, para que você possa recordá-los e aplicá-los, sempre que necessário, neste estudo de geometria espacial.

Ângulos

 Ângulos complementares e ângulos suplementares Dois ângulos são complementares se, e somente se, a soma de suas medidas é 90°. Um deles é o complemento do outro. Dois ângulos são suplementares se, e somente se, a soma de suas medidas é 180°. Um deles é o suplemento do outro.  Ângulo nulo e ângulo raso Pode-se estender o conceito de ângulo para se ter o ângulo nulo (cujos lados são coincidentes) ou o ângulo raso (cujos lados são semirretas opostas). Então, a medida a de um ângulo é tal que

Observe:

Observe:

Os ângulos complementares

Os ângulos complementares são os ângulos cuja soma equivale a 90°. Esses ângulos estão compreendidos entre 0° e 90°. Dois ângulos complementares que compartilham um mesmo lado e um vértice entre eles, são chamados de adjacentes. Além disso, não existem pontos que são comuns a região compreendida dos ângulos adjacentes.

Os ângulos AÔC e BÔC são complementares e adjacentes cuja soma é 90°.

Os ângulos AÔC e BÔC são complementares e adjacentes cuja soma é 90°.
Os ângulos complementares são os ângulos que a soma das medidas dos dois ângulos equivale a 90°. Enquanto que os ângulos suplementares a soma das medidas dos ângulos equivale a 180°. Já os ângulos replementares, a soma das medidas equivale a 360°.
Image

Retas paralelas - definição

Retas paralelas - definição

Retas paralelas cortadas por uma transversal

Euclides propôs que a condição para que duas retas sejam paralelas é uma reta transversal, não perpendicular, que corta às duas formando ângulos alternados congruentes. Essa proposição de Euclides pode ser visto na imagem a seguir: Seja duas retas r e s, paralelas entre si e uma transversal t, não perpendicular a r e s. Temos que os 8 (oito) ângulos formados pela reta transversal com as retas r e s, quatro deles serão agudos (α) e congruentes (mesma medida), os outros quatro serão obtusos (β) e congruentes. Além disso, os ângulos obtusos e agudos serão suplementares (medem 180°). Os ângulos β (beta) tem medidas iguais, assim como os ângulos α (alfa). E a soma de α + β é 180°, dessa forma eles são suplementares. Os ângulos formados pelas retas paralelas com a transversal são nomeados como: ângulos correspondentes, alternos e colaterais

Observe

Ângulos Correspondentes: Os ângulos correspondentes são aqueles que possuem as mesmas medidas e ocupam a mesma posição. Na imagem os ângulos α e β, além de ocuparem a mesma posição, são congruentes. Ângulos Alternos: Os ângulos alternos são os ângulos que estão em lados opostos. Os ângulos α e β estão em lados diferentes da reta transversal. Além disso, os ângulos alternos são congruentes. Eles também podem está dentro ou fora das retas r e s. Ângulos Colaterais: Os ângulos colaterais são aqueles que estão do mesmo lado da reta transversal, mas em posições diferentes. Eles não são congruentes. Porém, são suplementares, ou seja, a soma das suas medidas é igual a 180°.

Exercícios Resolvidos sobre retas paralelas

1) Encontre os valores para x e y que corresponde as medidas dos ângulos na figura: Resolução: Ao analisar a imagem percebe-se que x e 60° são ângulos alternos. Em retas paralelas cortadas por uma transversal os ângulos alternos são congruentes. Portanto, x = 60° O ângulo ao lado de y é correspondente ao ângulo de 60°, dessa forma podemos encontrar a medida de y assim: Como y e 60° são suplementares, a soma deles mede 180°.
  • y = 180° – 60° = 120°
Image

O Teorema de Pitágoras

 O Teorema de Pitágoras é um dos mais famosos teoremas da matemática. Este teorema é aplicado aos comprimentos dos lados do triângulo retângulo — triângulo que possui um ângulo reto, isto é, que mede 90°. O Teorema de Pitágoras diz que: “O quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos”. A hipotenusa é o lado do triângulo que tem a maior medida e fica oposta ao ângulo reto, enquanto os catetos existem dois: o cateto adjacente e o cateto oposto. O cateto adjacente é aquele que fica ao lado de um ângulo e o cateto oposto fica em frente a um determinado ângulo. Veja no triângulo abaixo: Hipotenusa: a hipotenusa é o lado que fica oposto ao ângulo reto. Cateto Oposto: o cateto oposto fica oposto a um dos ângulos. Cateto Adjacente: o cateto adjacente fica ao lado de um dos ângulos. Fórmula do Teorema de Pitágoras:  O teorema de Pitágoras diz que a soma dos quadrados dos catetos é igual à hipotenusa ao quadrado. Isso pode ser traduzido em uma fórmula: a² = b² + c² Onde:
  • a: representa a hipotenusa;
  • b e c: representa os catetos oposto e adjacente.
Exemplo: Considere um triângulo com as seguintes medidas:
  • Hipotenusa: 5 cm
  • Cateto Adjacente: 4 cm
  • Cateto Oposto: 3 cm
Aplicando o Teorema de Pitágoras, a soma dos quadrados dos catetos tem que ser igual à medida da hipotenusa ao quadrado, assim: a² = b² + c² Então: 5² = 3² + 4² ⇒ 25 = 9 + 16 ⇒ 25 = 25 Podemos ver isso na imagem abaixo, onde temos 9 quadrados no cateto oposto e 16 no cateto adjacente. Somando-se os quadrados dos catetos, chegamos a soma dos quadrados que estão na hipotenusa. Pitágoras provou que a área dos quadrados construídos sobre os lados de um triângulo retângulo referente aos catetos, equivale à área do quadrado construído ao lado da hipotenusa.

Exercícios Resolvidos:

Calcule a medida da hipotenusa para o triângulo retângulo ABC, com ângulo reto em B, sendo que os catetos AB e BC, têm medidas de 6 cm e 8 cm, respectivamente. Cálculos dos quadrados dos catetos:
  • (AB)² = 6² = 36 cm
  • (BC)² = 8² = 64 cm
Aplicando o Teorema de Pitágoras, temos:
  • (AC)² = (AB)² + (BC)²
  • x² = 36 + 64, com x > 0 ⇔ x² = 100 ⇔ x = √100 ⇔ x = 10 cm
Calcule a medida do cateto AB do triângulo retângulo ABC, com ângulo reto em B, sabendo que a hipotenusa AC tem medida igual a 10 cm, e o cateto BC mede 5 cm. Cálculo do quadrado da hipotenusa AC e do cateto BC:
  • (AC)² = 10² = 100 cm
  • (BC)² = 5² = 25 cm
Aplicando o Teorema de Pitágoras, temos:
  • (AC)² = (BC)² + (AB)²
  • 100 = 25 + x², com x > 0 ⇔ x² = 100 – 25 ⇔ x² = 75 cm ⇔ x = √75 ⇔ x = 5√3 cm

Área de figuras planas

Área de figuras planas

Prismas

Consideremos um Quadrilátero qualquer ABCD condito num plano a e um segmento XY de uma reta concorrente com a.
Um prisma é um sólido geométrico que possui duas bases congruentes e paralelas, que são polígonos, e faces laterais que são paralelogramos. Por exemplo, um prisma pode ter uma base quadrada e faces laterais retangulares. Em termos de conhecimentos prévios, é importante entender conceitos básicos de geometria, como áreas de polígonos, propriedades de paralelogramos e operações com figuras tridimensionais. As aplicações dos prismas são diversas e frequentemente encontradas em situações do cotidiano e na indústria, tais como:
  1. Embalagens e caixas: Muitas caixas e embalagens são modeladas como prismas retangulares ou prismas hexagonais para otimizar espaço e facilitar o armazenamento e transporte.
  2. Arquitetura: Alguns edifícios possuem estruturas de telhados que podem ser modeladas como prismas, especialmente em áreas industriais e comerciais.
  3. Óptica: Prismas são essenciais em óptica para dispersão de luz e análise espectral, como os prismas usados em espetroscopia para separar a luz em seus componentes de comprimento de onda.
  4. Educação: São frequentemente utilizados como exemplos para ensinar conceitos geométricos básicos e propriedades de figuras tridimensionais para estudantes.

Classificação e Tipos de:

Figura geométrica criada pela união de retas congruentes O prisma é uma das várias formas geométricas. É formado pela união de faces laterais paralelas, com base de mesma forma e tamanho (congruentes). Os prismas são classificados a partir de como suas bases são estruturadas, podendo ser denominado de quadrangular, triangular, pentagonal e outros.  Conheça abaixo as características dos prismas, as divisões, elementos e fórmulas.     A Geometria Espacial A geometria espacial é a área da matemática que estuda as figuras ou formas geométricas que ocupam um lugar no espaço, ou seja, que possui três dimensões (altura, largura e comprimento). As principais figuras geométricas espaciais são as apresentadas abaixo: • Tetraedro; • Dodecaedro; • Octaedro; • Icosaedro; • Pirâmide; • Cubo; • Prisma. Nomenclatura dos prismas:  Um prisma é identificado pela forma como a base é estruturada. Pode ser: • Quadrangular: é o prisma com base em forma de quadrado; • Triangular: a base tem o formato de um triângulo. Rampas e telhados angulares são exemplos de prismas presentes no cotidiano; • Hexagonal: sua base em formato de hexágono (seis lados). É encontrado nas "cabeças” de porcas e parafusos; • Pentagonal: a base é um pentágono (cinco lados). O Pentágono nos Estados Unidos é a construção mais famosa nesse formato; • Heptagonal: é o prisma com base em heptágonos (sete lados); • Octagonal: a base do prisma é formada por octógonos (oito lados). Tipos de prismas (Imagem: Mais Bolsas)  Elementos de um prisma Um prisma é composto por alguns elementos. São eles: • Bases: são os lados congruentes e paralelos da figura. Representado por R e S na figura abaixo; • Altura: é a menor distância entre as bases. Na figura baixo é representado pela distância h dos planos a e ß; • Arestas das bases: são os lados das bases de um polígono. No prisma indicado é representado por (AB), (BC), (CD), (DE), (EA), (A' B' ), (B'C'), (C'D'), (D' E' ), (E'A'); • Arestas laterais: são os lados das fases que não pertencem a base. São os seguimentos (AA'), (BB'), (CC'), (DD'), (EE') na figura abaixo; • Faces laterais: são os paralelogramos. São os seguimentos (AA'BB'), (BB'C'C), (CC'D'D), (DD'E'E), (EE'A'A) na forma abaixo. Elementos que formam um prisma. (Imagem: Mais Bolsas)  Classificação dos prismas: Um prisma poderá ser diferenciado pela sua inclinação. Assim, eles podem ser reto, regular ou oblíquo.  • Prismas retos: são aqueles em que as arestas laterais são perpendiculares aos planos das bases. A medida da altura será igual à medida das arestas; Prisma reto. (Imagem: Mais Bolsas) • Prismas oblíquos: são aqueles em que as retas laterais formam ângulo de 90º com o plano das bases;  Prisma oblíquo. (Imagem: Mais Bolsas)  • Prisma regular: é o prisma reto no qual a base é um polígono regular. Para ser considerado prisma regular é necessário que todos os lados tenham a mesma medida e os ângulos internos sejam congruentes entre si.  Classificação dos prismas. (Imagem: Mais Bolsas)