Arco Capaz - Atividade

1 - Construir um arco capaz de ver o segmento de reta AB, segundo um ângulo de 55º. Justifique a construção realizada.

2 - Construir um arco capaz de ver um segmento de reta AB segundo um ângulo reto. Justifique a construção realizada.

3 - Fui assistir um jogo no estádio de Morumbi, em São Paulo. No meio da torcida eu podia ver o lado AB do campo sob um ângulo de 45º e o lado BC sob um ângulo de 30º. Em que lugar do estádio eu estava?

4 - Um náufrago vive em uma ilha deserta sonhando em ser encontrado. Para isso envia mensagens dentro de garrafas, dizendo: " De onde estou posso ver o cume do vulcão (V) e o farol (F) sob um ângulo de 60º. Estimo estar a uma distância de 8km da praia. SOS". Determine em qual das ilhas está o náufrago (N).

5 - Um pirata pretendendo enterrar um baú cheio de tesouros pensa em criar um mapa para sua orientação no futuro. Sendo assim, com a ajuda de um sextante ele calcula, aproximadamente, sua localização e escreve no mapa: “De onde estou posso ver a cachoeira e o monumento azteca sob um ângulo aproximado de 75° e, vejo segundo um ângulo aproximado de medida 40° a cachoeira e a entrada da caverna.” Sendo dada a localização da cachoeira, do monumento azteca e da entrada da caverna a você, utilizando o conceito de arco capaz, descubra onde está o possível local onde o tesouro está enterrado.