2ª Aula (limite) - Agro Turma D

Olá pessoal, vamos dar continuidade ao estudo de Limite de Função. Você deve ter observado no vídeo da aula anterior um comentário sobre: "valores de x que não podem ser substituídos diretamente na função". O objetivo dessa aula será identificar o que acontece quando um valor de "x" não faz parte do conjunto domínio da função. E aí, o que fazer para solucionar os casos em que não se pode substituir diretamente o valor de "x" na função??? Vamos ler um material para nos ajudar???? Borá lá ler o texto a seguir....

LIMITE_indeterminação_fim

Agora que você já realizou a leitura do texto, manipule o simulador abaixo para visualizar o comportamento da função que estudamos no texto. Arraste o "ponto" que representa os valores de "x" até valores próximos ao número 1, tanto pela esquerda como pela direita do 1, e observe o que acontece com os valores de "y" no gráfico. Observe e reflita:
o que acontece com o valor de "y", quando “x” tende a 1? E quando x = 1?
E então, conseguiu observar que quando x tende a 1, pela direita e pela esquerda, o valor de y tende a 2? Ou seja o limite da função g(x), como estudado no material é 2. E, observou que não é possível identificar o valor de g(1), ou seja, o valor de "y" quando x = 1. É isso!! Observamos graficamente o que estudamos no Cálculo. Adiante!!
Você leu no material que precisaremos usar fatorações de expressões algébricas, como estratégia no cálculo de limites que recaem em indeterminação matemática na substituição direta. No vídeo a seguir, serão apresentados três casos de fatoração que poderão ajudar você nesses cálculos.
Vamos assistir e aprender a fatorar?
Estimados alunos, o próximo vídeo vocês devem assistir a partir dos 9 minutos e 41 segundos, até os 15 minutos e 43 segundos....kkk... vai dar um pouquinho de trabalho para encontrar o tempo certo do vídeo, mas é interessante, pois são apresentados exemplos de cálculo de limites que recaem em indeterminação e que envolvem os casos de fatoração do vídeo anterior.
A seguir responda a questão abaixo, para testar os conhecimentos construídos.

Questão 1.

É possível sempre, determinar o limite de uma função apenas substituindo na função o valor ao qual "x" está tendendo? Justifique sua resposta. Obs.: Encaminhe a resposta desta questão por whats junto com as questões da folha entregue na aula do dia 24.