Definição, numerador e denominador

Definição

A Fração pode ser considerada como parte de um inteiro, ou seja, são as partes de um inteiro que foi dividido em partes iguais.

Forma numérica e figural

As frações podem ser escritas tanto na forma numérica, quanto na forma de desenhos. Abaixo na Aplicação 1, mude os valores do seletor de etapas (a) e do seletor de etapas (b), para que modifique os valores das frações e mostre a forma numérica e figural delas. Já na Aplicação 2, clique em "Nova Fração" e perceba a diferença nas representações figurais e compare com a representação numérica.

Aplicação 1

Aplicação 2

Numerador e Denominador

Agora que já vimos as duas representações mais frequentes, note que a representação numérica é escrita na forma , onde é um número inteiro qualquer e é um número inteiro qualquer diferente de 0 (Zero). Com isso, temos o nome de cada parte de uma fração:
Image

Sabendo a definição básica de fração, responda

No número , qual é o numerador e qual o denominador?

Vale ressaltar que a leitura das frações depende bastante do denominador que define ela, por exemplo: Se o denominador for menor que 10, lê-se: -> Um meio -> Dois quintos -> Três oitavos Se o denominador for uma potência de 10, então a fração se chamará "Fração Decimal", nesse caso, lê-se: -> Sete décimos -> Doze centésimos -> Nove milésimos Quando o denominador for maior que 10 e não for uma potência de 10, lemos o numerador e o denominador seguido da palavra "avos": -> Seis treze avos -> Quatro dezenove avos -> Trinta e um quarenta e dois avos