Números na forma mista

Agora que já temos uma ideia sobre as frações impróprias, as frações equivalentes e sobre simplificação, podemos imaginar uma fração escrita na forma , onde é maior que , e a fração não está na forma simplificada. Como por exemplo:
Com isso, como temos um numerador bem superior ao denominador, podemos procurar um número que seja múltiplo do denominador, de forma a se aproximar ao numerador, como por exemplo: , o numerador 39 também pode ser visto como 36+3. Assim, como 36 é um múltiplo de 4 (), então temos que a fração também pode ser escrita como 9 inteiros e . De forma numérica, podemos expressar como: Onde o número que se estabelece na frente da fração representa 9 inteiros, ou seja, . Números escritos na forma , com n inteiro, podem ser chamados de números na forma mista.
Outros exemplos de números na forma mista são: Note que, os números na forma mista só podem ser escritos a partir de uma fração imprópria (quando o numerador é maior que o denominador). Abaixo, na Aplicação 6, pode-se modificar o valor do seletor de etapas (a) para notar as diferentes frações (incluindo números mistos) que se formam. Além disso, mais adiante, dois vídeos que mostram como transformar uma fração imprópria em números mistos, e como transformar números mistos em frações impróprias.

Aplicação 6

Transformando frações impróprias em números mistos

Transformando números mistos em frações impróprias

Na próxima página, exploraremos as frações na reta.
Referências: [1] Frações - Wikipédia, a enciclopédia livre. [2] SOUZA, Joamir. PATARO, Patrícia M. Vontade de saber, vol. 6. 3 ed. São Paulo. 2015. p. 133.