Equação do primeiro grau

JUSTIFICATIVA:

O projeto Equação do primeiro grau faz parte da Olimpíada de Matemática da província Marista que surgiu a partir da necessidade de desenvolver o uso das ferramentas de informatização para a elaboração de questões com o programa geogebra, o qual funciona como uma ferramenta para que o aluno atue em uma sociedade complexa, utilizando os conhecimentos matemáticos de maneira viva no seu dia – a – dia, para fazer estimativas e previsões, ler, interpretar e organizar dados, tomar decisões baseado em dados. Além disso, o educando aprende a globalizar processos e situações e a organizar o pensamento,para isso é necessária a capacidade de resolver problemas, de trabalhar em grupo ou equipe multidisciplinar, e de expor suas ideias por escrito ou oralmente.  A escolha de trabalhar equação do 1° grau deve-se à importância que as equações ocupam na educação matemática, no ensino básico, sendo que as mesmas também estão presentes em situações diárias vivenciadas pelos alunos, assim, trabalhar com esse conteúdo contribuirá para que os educandos possam investigar os significados da noção de equação no ensino de Matemática associado á resolução de problemas, e sua importância no Ensino Fundamental e Médio.



OBJETIVO GERAL:

A álgebra, sendo bem trabalhada, de forma que dê sentido ao uso e ao funcionamento das letras (concomitante aos sinais da aritmética), nas suas formas: incógnita ou como símbolo abstrato, propicia ao aluno o desenvolvimento da sua capacidade de abstração e generalização, além da manipulação com cálculos algébricos. O objetivo deste projeto é que o aluno seja capaz de construir o conceito acerca do simbolismo por trás da utilização da letra, para no momento propício, focar as equações do primeiro grau, ou seja, a utilização da letra enquanto valor numérico desconhecido em que é descoberto através de uma sentença aberta, uma relação de igualdade entre duas variáveis, por meio da experimentação e de verificação de hipóteses levantadas diante de situações-problema convenientemente apresentadas.

Objetivos:

Reconhecer equações do 1°grau; Descrever uma situação por meio de uma equação do 1° grau; Traduzir uma sentença matemática expressa em linguagem corrente; Identificar os elementos de uma equação do 1° grau; Introduzir procedimentos para resolver equações de 1º grau com uma ou duas incógnitas; Generalizar regularidades sem recorrer a processos aritméticos; Resolver problemas por meio de equações.

 

METODOLOGIA

Trabalho em duplas, grupos e individuais para equacionar e resolver problemas de maneiras diferentes confrontando resultados e identificando equivalências;Criar atividade que privilegia o aluno, possibilitando o pensar, o raciocinar, o formular hipóteses, quando possível essas atividades devem estar bem próximas à realidade do educando.Fazer a análise e resolução de situações-problemas; Utilizar jogos que possam contribuir para a busca de soluções e criação de estratégias para realizá-las ou se necessário alterá-la.  

RECURSOS:

Aulas expositivas Livro Paradidático Livro Didático Vídeo aula Slide Uso do laboratório de informática e Matemática Geogebra

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Livros paradidáticos: Encontros de primeiro grau. Parte da coleção A Descoberta da Matemática. Autor: Luzia Faraco Ramos Projeto Athos: Bonjorno, José Roberto. Sousa, Paulo Roberto Câmara de. Bonjorno, Regina de Fatima Sousa Azenha. Gusmão, Tânia Cristina Rocha Silva.1° ed. São Paulo: FTD,2014

FAAAALA GALERINHA, HOJE VOCÊS VÃO APRENDER COM OS PORCENTAGEM EQUAÇÃO DE 1°GRAU.

Vamos iniciar nosso aula com a leitura, em grupos, do nosso paradidático: Encontros de primeiro grau. Cada grupo deverá registrar as dúvidas que forem surgindo, bem como um relato de tudo que foi compreendendo. Num segundo momento, com todos os grupos reunidos, será aberto um debate para que cada grupo apresente sua dúvidas, e essas possam ser discutida por todos. Agora que todos já estão familiarizados com o conteúdo, iremos sistematiza-lo. Hora de dá inicio ao projeto. Cada grupo irá construir uma HQ, que deverá envolver mistério, romance, suspense e o conteúdo que estamos estudando. Projeto realizado junto com a professora de língua portuguesa.

Leitura do Paradidático

Leitura do Paradidático

Elaboração da H.Q.

Elaboração da H.Q.

Construção da HQ

Construção da HQ