9.11 Quádricas no GeoGebra

Uma quádrica pode ser vista como função de duas variáveis. Por exemplo, imaginemos o hiperboloide de duas folhas, com centro em ao longo do eixo z, dado implicitamente por e parametricamente por: , com . Sua forma implícita ou paramétrica não caracteriza uma função. No entanto, podemos reescrever o hiperboloide, explicitando-o em duas partes: e .

Como representar uma quádrica no GeoGebra?

No GeoGebra, podemos representar uma quádrica de 3 maneiras: 1. Entrando com sua forma implítica 2. Entrando com sua forma explítica 3. Entrando com sua forma paramétrica.

Vamos exemplificar para um hiperboloide de duas folhas, e a mesma ideia valerá para as demais quádricas. Consideremos o hiperboloide de duas folhas, ao longo do eixo z, centrado na origem, dado por .

Forma implícita

No campo de entrada, digite x^2/4+y^2/4-z^2/4=-1

Forma explícita

No campo de entrada, digite f_1(x,y)=2sqrt(1+x^2/4+y^2/4) e f_2(x,y)=-2sqrt(1+x^2/4+y^2/4). Também é possível apenas digitar 2sqrt(1+x^2/4+y^2/4) e 2sqrt(1+x^2/4+y^2/4), e depois renomear as funções como se desejar.

Forma paramétrica

Utilize o comando superfície. Superfície[ Expressão, Expressão, Expressão, Variável Parâmetro 1, Valor Inicial, Valor Final, Variável Parâmetro 2, Valor Inicial, Valor Final ]. Nos comandos do GeoGebra, o que está entre , indica o que deve ser digitado no local, mas não se deve digitar o que se deseja entre . Apenas digitar na sequência conforme o que é estabelecido no comando. Assim, digite no campo de entrada: Superfície[2cos(t)sqrt(u^2-1), 2sen(t)sqrt(u^2-1), 2u, t, 0, 2pi, u, -3, 3]

[justify][size=85]Hiperboloide de duas folhas representado no GeoGebra em suas formas implícita, explícita e paramétrica.[/size][/justify]

Hiperboloide de duas folhas representado no GeoGebra em suas formas implícita, explícita e paramétrica.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.