3ª Aula - Limites Laterais

Olá pessoal. Para realizar os estudos dessa aula, será necessário:

  • Se você utiliza celular com sistema "Android", será necessário realizar o download do software "MOBIZEN".
  • Se você utiliza celular com sistema "iOS", será necessário seguir os passos descritos no seguinte link abaixo para realizar o download do software.
https://www.oficinadanet.com.br/post/17348-como-gravar-a-tela-no-iphone-e-ipad-sem-jailbreak-ou-pc Qual a função desempenhada por esses softwares??? "Captura a tela do celular em formato de vídeo enquanto você manipula o mesmo". MOTIVO: Será necessário que você faça a gravação da tela de seu celular enquanto responde a atividade da aula, para enviar posteriormente ao nosso grupo no WhatsApp. Ok... então vamos continuar com nosso estudo sobre limite de função.

GRÁFICOS DE LIMITES

O simulador de gráficos de funções, apresentado a seguir, mostra o gráfico de uma função qualquer, e solicita, a partir da observação do gráfico da função, o valor de alguns limites, em formato de "QUIZ". Identifique o valor dos limites, observando os gráficos das funções. Se não houver limite para alguma função quando x tende ao número indicado, escreva "undefined". Faça a verificação da resposta clicando em "Check Answers". Utilize o botão "New Function" para responder o limite de outras funções. Repita o processo pelo menos para 5 funções diferentes. IMPORTANTE: No momento que você decidir realizar a atividade, acione a gravação no software MOBIZEN, iniciando a gravação da tela. Ao finalizar a atividade pare a execução do software, e envie o vídeo gravado para o nosso grupo no whastapp. É importante gravar o seu primeiro momento de atividade, assim, poderei observar dificuldades para ajudar em aula.

SIMULADOR GRÁFICO DE FUNÇÕES

Agora que você já realizou a atividade e enviou o vídeo para o nosso grupo no WhatsApp, assista ao vídeo a seguir (SUGIRO ASSISTIR OS 15 minutos e 28 segundos INICIAIS).

Galera, estamos caminhando para o fim da nossa aula. No intuito de compreender mais sobre limites laterais, faça a movimentação do "botão" que representa os valores de "x" no simulador abaixo, e REFLITA sobre: O limite da função quando "x" tende ao número 1 pela ESQUERDA; O limite da função quando "x" tende ao número 1 pela DIREITA; O limite da função quando "x" tende ao número 1.

Agora que você já assistiu ao vídeo e já movimentou o simulador apresentado anteriormente, se achar que faria de forma diferente as atividades do "Quiz" anterior, pode "brincar" com ele novamente. Não esqueça de ativar a captura da tela do celular antes de começar, pois ao final é importante você encaminhar este novo vídeo para o nosso grupo no WhatsApp.

Pessoal, para encerrar nossa aula respondam à questão apresentada a seguir.

Questão:

Matematicamente, quando existe o limite de uma função? Obs.: Tire uma foto da resposta e encaminhe para o grupo no WhatsApp.

Estudem e aguardo vocês para a nossa aula no dia 06/09!