Intervalo de confiança

Autor:
aellen

Intervalo de confiança

Um intervalo de confiança é um indicador da precisão da sua medida. É também um indicador de quão estável é a sua estimativa, que é a medida de quão perto a sua medição estará da estimativa original, se você repetir o experimento.

Distribuição Normal

A distribuição normal tem como características fundamentais a média e o desvio padrão. É importante lembrar que os parâmetros populacionais µ e σ possuem os seguintes significados: µ = média populacional: indica a posição central da distribuição. σ = desvio padrão populacional: refere-se à dispersão da distribuição.
undefined
undefined

Intervalo de confiança para média com variância conhecida

Suponha que X represente a duração da vida de uma peça de equipamento. Admita-se que 100 peças sejam ensaiadas, fornecendo uma duração de vida média de 501,2 horas. Suponha-se que o desvio padrão seja conhecido e igual a 4 horas, e que se deseje obter um intervalo de confianças de 95 por cento para a média.
Dado uma população com média 25 e desvio-padrão 2 tem a distribuição normal, determine os valores de Z para o valor (x) da população de 23, com 95% de IC.

Distribuição t-student

  • A função densidade da distribuição t-Student tem a mesma forma em sino da distribuição Normal, mas reflete a maior variabilidade (com curvas mais alargadas) que é de se esperar em amostras pequenas.
  • Quanto maior o grau de liberdade (n-1), mais a distribuição t-Student se aproxima da distribuição Normal.
Image

Intervalo de confiança para média, com variância desconhecida

Os salários dos funcionários de uma fábrica de tecidos têm uma distribuição aproximadamente normal. Para estimar o salário médio desta população, foram observados os salários de 20 funcionários, obtendo-se x = 850 reais e s = 120 reais. Determine um intervalo de confiança de 95% para a média populacional.
A altura dos alunos de uma academia apresenta uma distribuição aproximadamente normal. Para estimar a altura média dessa população, foi observada a altura de 30 alunos, obtendo-se x =175 cm e s=15 cm. Determine um intervalo de confiança de 99% para a média populacional.